CONTROLE DE HORMÔNIOS

25 de janeiro de 2012

PREVENIR GORDURA ELEVADA – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A PERDA DE PESO E, PORTANTO, PERDAS DE TECIDO ADIPOSO, ESTÃO ASSOCIADAS A UMA REDUÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DO ENDOMÉTRIO (CAMADA QUE REVESTE INTERNAMENTE O ÚTERO). PERDA DE PESO ATRAVÉS DE DIETA, EXERCÍCIO SÃO TODOS ASSOCIADOS COM ESTE EFEITO PROTETOR EVITANDO O CANCER DE ENDOMÉTRIO.

PERDA DE PESO ATRAVÉS DE DIETA, EXERCÍCIO SÃO TODOS ASSOCIADOS COM ESTE EFEITO PROTETOR EVITANDO O CANCER DE ENDOMÉTRIO.

É bem conhecido que o progestágeno não androgênico  pode ser usado tanto para proteger contra a hiperplasia endometrial uterina e o câncer. Perda de peso e, portanto, perda de tecido adiposo, estão associados a uma redução do risco. Perda de peso através de dieta, exercício são todas associadas com este efeito protetor. O uso de agentes sensibilizadores de insulina também pode estar associada com redução de riscos. O tratamento com agentes sensibilizadores de insulina está associado a uma redução no nível de insulina e perda de peso, e ele ativa as vias que inibem a proliferação celular. Também foi mostrado que agentes sensibilizadores de insulina reduzem a atividade da aromatase dos adipócitos (células de gordura) e aumentam a expressão de receptores de progesterona. O câncer do endométrio é mais comum na quinta e sexta décadas de vida. Além de fatores reprodutivos, o estrogênio desempenha um papel importante como fator de risco. A obesidade, que está associada com níveis mais altos de estrogênio, é um fator de risco independente modificável ​​para câncer de útero. Determinados problemas médicos (por exemplo, diabetes e hipertensão) também são muitas vezes considerados fatores de risco para este tipo de câncer. A incidência destes problemas médicos também é maior em mulheres obesas, por isso, a obesidade parece ser o elo comum. Pesquisadores revisaram os sistemas endócrino e múltiplas vias inflamatórias que explicam a ligação entre obesidade e câncer do endométrio. A consciência destas vias oferece opções preventivas e terapêuticas. A oportunidade mais importante que temos é a mudança do estilo de vida, que resultam em perda de peso. Mudanças na dieta, atividade física regular pode levar a uma redução da massa gorda. Perda de peso também melhora o controle da glicose e resulta em níveis menores de insulina. O efeito é reduzir o risco de câncer endometrial, diabetes e doença cardiovascular. A medição de adipocinas (fatores inflamatórios produzido pelo tecido adiposo) poderia ser usada para avaliar o risco individual e resposta à terapia. 
A progesterona pode ser administrada de várias maneiras e é considerada a primeira linha de ferramentas médicas preventivas e terapêuticas. Medicamentos que interferem com adipocinas e insulina também podem ser usados ​​como ferramentas terapêuticas. Os agentes sensibilizadores de insulina são conhecidos por seus inúmeros efeitos benéficos. Os mecanismos através dos quais os agentes sensibilizadores de insulina podem prevenir o câncer endometrial foram bem descritos, mas os estudos clínicos devem oferecer suporte para tal efeito. Não precisamos de mais apoio para recomendar mudanças de estilo de vida que estão associados a inúmeros benefícios. Portanto, ao invés de se esperar que problemas médicos se desenvolvam, às pacientes obesas devem ser fornecidas as informações necessárias para dar-lhes motivação para fazer mudanças de estilo de vida cotidiano, que muitas vezes é um desafio.


AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. O termo lipoproteína é empregado não para um composto químico definido, mas sim para uma família de partículas cuja finalidade é transportar lípides (gordura), principalmente triglicérides e colesterol, entre órgãos e tecidos...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com...

2. São altamente solúveis em água, e podem ser usados como energia pelas células. São classificados em monoinsaturados, poliinsaturados, ou saturados. ..
http://metabolicasindrome.blogspot.com

3. Os principais grupos de lipoproteínas do plasma são: os quilomícrons, derivados da absorção intestinal de triglicérides. São as maiores partículas lipoproteicas, podendo ter diâmetro de 1 mm, e as menos densas, devido à alta proporção de lípides (até 99%)...
http://colesteroltriglicerides.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 




Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Cientifico et Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica - Van Der Häägen Brazil, São Paulo - Brasil, Schmandt RE, Iglesias DA, Co NN, Lu KH; Am J Obstet Gynecol. 2011; 205:518-525; Peter Kovacs, MD, PhD
Posted: 2012/01/26.

Contatos:
Fones: 55(11) 5572-4848 -(11)2371-3337 ou 9.8197-4706 tim 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com